Voltar ao Inicio

Pesquisa de Corpo Inteiro

A cintilografia de corpo inteiro utiliza iodo radioativo para verificar a presença de células de tireóide. O exame serve para acompanhar o pré e pós operatório de câncer de tireóide ou de iodoterapia.

Cerca de dois dias após ter ingerido o iodo radioativo, o paciente vai passar por uma varredura de corpo inteiro feita pela câmara de cintilação. Qualquer grupo de células de tireóide, em qualquer lugar do seu corpo, deverá ter absorvido o iodo radioativo e aparecerá na forma visível imagens positivas, captadas pela Gamma-Câmara.

Como me preparar para o exame?

  1. Uma das preparações mais importantes para a varredura de corpo inteiro é uma dieta pobre em iodo, que você pode ter de seguir por algumas semanas antes de se submeter ao exame. Seu médico poderá indicar uma dieta específica ou um programa específico para você seguir.
  2. Além disso, os exames de Tireoglobulina (Tg) ou a cintilografia de corpo inteiro exigem que você tenha hormônio estimulante da tireóide (TSH) em circulação acima de um determinado valor no organismo para estimular qualquer célula da tireóide remanescentes da recidiva do tumor ou migração do tumor em outras áreas (metástases).
  3. No momento, há dois meios para se fazer isto. Um deles é parar de tomar os hormônios da tireóide, o que faria seu corpo produzir TSH e induzir um estado chamado hipotireoidismo. Outra alternativa é utilizar o TSH recombinante, que é uma versão sintética do TSH que o seu corpo produz naturalmente.
  4. Até recentemente, para aumentar a sensibilidade e precisão da cintilografia e dos exames de Tireoglobulina (Tg) realizados para detectar a doença, os pacientes tinham de parar de tomar o hormônio da tireóide algumas semanas antes de fazer os exames. Isso provoca um estado chamado hipotireoidismo. Entrar em estado de hipotireoidismo pode ter um efeito mínimo em algumas pessoas, mas a maioria pode achar que é um estado bem incômodo e, em alguns casos, intolerável.
  5. O TSH recombinante é um medicamento preparado injetável que alguns pacientes podem tomar antes de realizar os exames. O TSH recombinante contribui para aumentar a sensibilidade da cintilografia e/ou dos exames de Tireoglobulina (Tg), sem a necessidade de parar de tomar o hormônio da tireóide. Dessa forma, os sintomas do hipotireoidismo não serão notados.
Voltar